Dica do Gaúcho
A ORIGEM DO RODÍZIO DE CARNES

Apesar dos gaúchos serem considerados os maiores apreciadores de churrasco do País, o rodízio de carnes assadas, também popularmente conhecido como "espeto corrido", não foi criado nos pampas.

O "espeto corrido", modalidade de serviço em que as carnes são servidas em rodízio de variedades, surgiu há cerca de 45 anos, em Londrina, no Paraná. O responsável pela inovação foi o proprietário de um restaurante de beira de estrada, nascido no Rio Grande do Sul, portanto os gaúchos podem ficar tranquilos com a sua fama. .

A novidade surgiu de acordo com a necessidade. Certo dia, o restaurante estava lotado, a churrasqueira operava com a capacidade máxima e os garçons não conseguiam atender a todos os clientes. Então o proprietário mandou sua equipe servir todas as mesas com porções de carne em vez de largar um espeto em cada. Estava criado o "espeto corrido", que até hoje é responsável pela felicidade dos admiradores do churrasco. .

Apesar de não se ter uma ideia exata sobre a origem do churrasco, presume-se que o mesmo tenha surgido com a descoberta do fogo e a percepção pelos homens de que a carne ficava mais macia quando era assada. No continente sul-americano, o prato popularizou-se no extremo sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai durante o século XVII, quando essas regiões eram ocupadas por uma grande quantidade de gado selvagem. .